Categorias
Sem categoria

Aprenda a encontrar seu propósito de carreira

Ter um propósito de carreira é algo essencial para conseguir prosperar e não ter a sensação de insatisfação tão comum entre vários profissionais.

Ao ter um propósito profissional, o trabalho deixa de ser uma forma de conseguir subsistir e se torna uma missão com capacidade para transformar a vida dos envolvidos.

Encontrar o propósito de carreira não é fácil e muitos profissionais sequer conseguem identificar isso. Passam toda a vida profissional trabalhando porque precisam se manter e lidam com sentimentos de insatisfação que, aos poucos, só aumentam e causam diversos transtornos.

Propósito de carreira: como encontrar

O primeiro passo para encontrar o propósito profissional é a reflexão. Mas isso não é tudo, pois também é preciso ter autoconhecimento para poder avaliar a própria visão de mundo e os impactos que o trabalho que executa exerce na sociedade.

Esses são os passos iniciais que devem ser aplicados em conjunto com as dicas a seguir:

Trabalhar o autoconhecimento

O autoconhecimento é quando a pessoa conhece a si mesmo e se compreende. Isso é essencial para conseguir definir um propósito profissional e até para alcançar certos objetivos na vida.

Para conseguir ter esse conhecimento é preciso que todos os dias faça uma reflexão sobre o que foi feito e os sentimentos que sentiu ao longo do dia.

Quando o assunto é propósito de carreira é preciso ter atenção aos sentimentos que tem ao realizar as atividades típicas do cargo que ocupa. Também é preciso analisar o quanto se sente feliz durante a semana ou nos meses que tem executado aquele trabalho.

Após perceber esses sinais será possível fazer uma auto análise mais realista focando nos sonhos que possui.

Necessário ter paciência

Essa busca não é fácil e requer muita paciência do profissional, pois não quer dizer que logo após iniciar na caminhada do autoconhecimento irá obter todas as respostas que busca.

É preciso ter em mente que podem ser necessários vários anos até conseguir encontrar o propósito de carreira.

Mas, independente do tempo que leve, é preciso persistir e jamais desistir.

Qual a reação das pessoas com seu trabalho?

Esse é um questionamento importante e que para ter uma resposta é preciso treinar o olhar e observar os clientes.

Mas não apenas isso, pois a equipe com quem realiza os trabalhos também precisa ser observada. Qual a reação de todos? Eles ficam felizes com a execução do seu trabalho? Como reagem quando você resolve os problemas?

Isso vai ajudar a perceber certos pontos que antes passavam despercebidos.

Caso queira, pode até contratar um coach de carreira para ter o acompanhamento e o apoio necessário para compreender certas particularidades e emoções.

Perguntas que ajudam a encontrar o propósito profissional

Algumas perguntas podem ser feitas com o intuito de facilitar o processo de conhecimento do propósito de carreira:

  • O que deseja proporcionar ao mundo?
  • O que deseja fazer?
  • Como é possível fazer com que a vida pessoal caminhe ao lado da profissional?
  • Onde sua presença agrega mais valor?

A resposta a essas perguntas não serão definitivas e mostrarão a mais pura verdade com relação ao propósito de carreira, mas irá auxiliar a encontrar o caminho certo nessa empreitada.

Concluindo…

Encontrar o propósito de carreira não é uma tarefa simples nem fácil. Requer muita paciência e se conhecer profundamente. Muitas vezes, contar com o apoio de um coach de carreira é necessário para conseguir compreender todos os sentimentos envolvidos na profissão.

Precisa de ajuda para começar? Temos um curso grátis pra te indicar: Como definir seus objetivos de carreira, com a psicóloga e Mentora de carreira, Lilian Rodrigues. É um webinar de 1h, onde você vai saber como dar o primeiro passo rumo ao seu posicionamento profissional para começar a produzir conteúdo estratégico para se destacar no LinkedIn e fora dele! Clique aqui, assista a aula e depois volta contar pra gente o que achou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.