[ editar artigo]

Conheça 5 profissões em alta no “novo normal” e qualifique-se já!

Conheça 5 profissões em alta no “novo normal” e qualifique-se já!

A pandemia impôs uma série de mudanças, exigindo que a sociedade e o mercado de trabalho 2020 se adaptassem ao "novo normal”. No entanto, as alterações agora não serão passageiras e devem continuar no mundo pós-pandemia, principalmente a transformação digital.

Isso porque, a tendência é que o mercado de trabalho se torne mais digitalizado, fazendo com que as áreas de tecnologia e logística ganhem destaque. O cenário profissional pós-pandemia ficará mais exigente, visto que o "novo normal" pede indivíduos ainda mais qualificados.

Qual importância de me qualificar?

Com o crescimento dos setores de logística e tecnologia durante o "novo normal", o mercado de trabalho tornou-se ainda mais competitivo e deve continuar assim no pós-pandemia. Portanto, cada vez mais será difícil se destacar, mesmo em áreas em expansão.

Adquirir qualificações para se tornar um profissional mais completo e preparado será essencial para que você consiga cargos de liderança e boas vagas de emprego.

Por isso, é importante investir em cursos de especialização, como pós-graduação e MBA. Com uma maior qualificação, as suas chances no mercado de trabalho serão maiores. Busque por cursos de especialização tanto para se aprofundar nas áreas em que deseja trabalhar, como para adquirir novas habilidades.

Além disso, o mercado se tornou mais segmentado e as profissões mais especializadas. Assim, dominar uma área e qualificar-se para setores específicos é um fator importante para conseguir vagas.

5 profissões em alta no novo normal

Logística e E-commerce

Durante o isolamento social, compras pela Internet impediram muitos negócios de fechar. Porém, mesmo no pós-pandemia, o E-commerce continuará sendo fundamental para empresas, visto que é uma prática de compras rápida, que não exige esforço e comum para muitos, principalmente os que têm a vida corrida.

Com isso, sistemas de logística precisarão ser eficientes e terão impacto direto nas vendas. Contudo, o trabalho nesta área demandará especialização, como um MBA em vendas, além do domínio dos meios digitais.

Criador de aplicativos

Hoje existem os mais diversos tipos de aplicativos para diferente segmentos. Com o "novo normal", apps deverão ser criados para atender, principalmente, o setor de vendas. Por conta disso, o nível de empregabilidade deve ser grande no pós-pandemia.

Para trabalhar com a criação de aplicativos é preciso ser qualificado em técnicas de programação e também ter especializações em adaptação de aplicativos para smartphones.

Cursos on-line

No "novo normal", não só a procura por cursos on-line cresceu, mas também ficou evidente os potenciais desta área. Além de que uma série de preconceitos sobre o sistema EAD foram quebrados. Por conta disso, cursos e conteúdos on-line ganharão mais espaço no pós-pandemia para ensinar, por exemplo, idiomas e até para dar aulas de gastronomia e maquiagem.

Analista de Big Data

Essa é outra carreira estreitamente relacionada ao setor de vendas, uma vez que o analista de Big Data estuda, por meio da análise de grandes volumes de dados, o comportamento dos consumidores, descobrindo assim as tendências de consumo do mercado. No entanto, para trabalhar como Big Data também é preciso uma especialização, como uma pós-graduação em análise de dados ou MBA em Business Analytics.

Marketing Digital

A digitalização fica a cada dia mais evidente, de modo que empresas passaram a perceber que divulgar seus produtos na Internet e nas redes sociais é uma forma eficiente de conquistar clientes. O "novo normal” acelerou essa digitalização, tornando mais urgente para as marcas terem um bom marketing digital.

Um especialista na área deve não só conhecer e aplicar técnicas de marketing em várias plataformas, mas também saber como produzir bons conteúdos que sejam capazes de engajar os usuários das redes sociais. Também é preciso que ele tenha especializações em outros campos, como design, Web Analytics, SEO (Search Engine Optimization) e arquitetura da informação.

E para você: qual área está tendo maior destaque neste novo contexto?

Mercado de Trabalho

Comunidade UEMP - Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
Comunidade UEMP
Comunidade UEMP Seguir

A UEMP tem como objetivo ofertar cursos com base nas reais necessidades do mercado. Trabalhamos para que profissionais de todo o país possam continuar a serem essenciais para as empresas, aprimorando e aperfeiçoando seu currículo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você