[ editar artigo]

Liderança e gestão moderna: os conceitos pró-pessoas X profissionais workaholic

Liderança e gestão moderna: os conceitos pró-pessoas X profissionais workaholic

Ter um líder no ambiente de trabalho é importante não apenas para quem ocupa o cargo, mas também para quem é liderado.

Ele é uma figura que deve passar confiança para toda uma equipe. No conceito moderno de gestão, o significado de liderança passou a sofrer algumas alterações: o líder deve ser alguém que, mesmo com obstáculos, preze pelo bem-estar de sua empresa ou companhia.

Porém, muitas lideranças acabam prejudicando mentalmente, emocionalmente e fisicamente todo o grupo de funcionários.

Com o objetivo de "tirar o melhor" de cada integrante, líderes de gestões modernas pedem o máximo de esforço possível. Mas a quantidade de horas empenhadas para determinadas funções pode causar um esgotamento.

Além disso, pode afetar psicologicamente os trabalhadores e transformá-los em viciados em trabalho ou, em outro nome, workaholics.

Entenda abaixo um pouco mais sobre o assunto:

Workaholics

Como já foi dito, workaholics são pessoas que trabalham compulsivamente.

Gostando ou não, eles se sentem presos à uma tarefa, sentindo que não podem desistir dessa. O método moderno de gestão foi fundamental para a expansão da quantidade de pessoas que se enxergam nessa questão: muitas vezes, o próprio líder é um workaholic.

Devido ao fascínio pelo trabalho, eles se cobram cada vez mais, exigindo uma perfeição que, muitas vezes, é simplesmente impossível de alcançar. Com esse vício, os líderes modernos simplesmente não conseguem enxergar o auto esgotamento e o cansaço alheio.

Indivíduos no papel da liderança desejam que os outros profissionais acompanhem o ritmo imposto para alcançar determinado objetivo.

E essa imposição acaba por mecanizar seus funcionários, fazendo com que, o que antes era uma equipe, transforme-se em uma máquina de trabalho compulsivo, tornando a rotina de trabalho automática, sem criatividade e iniciativas inovadoras.

A cobrança de prazos, metas e resultados é muito importante para a gestão, mas deve estar trabalhando em conjunto ao direcionamento e estímulos, como ferramentas de trabalho e capacitações. 

Mas então: Como liderar?

É preciso constatar que um líder moderno não tem o papel do tradicional "chefe". Não se trata mais de saber mandar em alguém, mas sim de liderar.

Liderar significa que, trabalhando em conjunto, todos os componentes da equipe precisam alcançara prosperidade do projeto em mente.

Colaboradores não são máquinas, mas sim pessoas que confiam em um líder e, por acreditarem em um objetivo proposto, desejam ser liderados e "explorados" positivamente ao máximo para que um projeto funcione.

O líder deve ouvir, entender e colaborar com os liderados. Trata-se de um trabalho coletivo que deve ser realizado de forma agradável para todas as partes envolvidas.

O sucesso de um líder moderno só será alcançado a partir do equilíbrio entre trabalho e bem-estar, aliada a capacidade de gerenciar uma equipe.

E para você, o que significa ser um bom líder?

Liderança e Gestão

Comunidade UEMP - Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
Comunidade UEMP
Comunidade UEMP Seguir

A UEMP tem como objetivo ofertar cursos com base nas reais necessidades do mercado. Trabalhamos para que profissionais de todo o país possam continuar a serem essenciais para as empresas, aprimorando e aperfeiçoando seu currículo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você