Categorias
Desenvolvimento Pessoal

3 estratégias para aprender de forma efetiva

Aprender de forma efetiva é algo totalmente possível e que muitas pessoas buscam. Esta é uma habilidade de grande importância que pode fazer toda a diferença na vida tanto dos estudantes quanto do profissional.

Em uma era em que a tecnologia está avançando cada vez mais e que muitas tarefas são exercidas de forma parcial ou total por uma máquina, o conhecimento pode contribuir para ter oportunidades únicas.

Para quem deseja aprender de forma efetiva trouxemos três estratégias que podem ser aplicadas por qualquer pessoa. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Aprender de forma efetiva: estratégias que são aplicadas

Boser realizou diversas pesquisas o que permitiu identificar três estratégias que qualquer pessoa pode aplicar. Elas se dividem em: desenvolver metacognição, aceitar a existência do poder do esquecimento e encontrar significado.

Encontrar significado

Segundo diversas pesquisas realizadas, um dos principais pontos que ajudam no aprendizado é a motivação. Quando alguém tem um objetivo em mente o aprendizado de forma efetiva se torna mais concreto, pois ela tem a possibilidade de alcançar o que deseja.

Em contrapartida, quando uma pessoa não quer fazer algo consequentemente ela não conseguirá aprender o quanto poderia. É por esse motivo que é preciso criar um significado para aquele aprendizado.

Adotar uma estratégia para o aprendizado

Os seres humanos costumam aprender melhor quando cometem um erro do que com os acertos. Geralmente, quando alguém erra ela fica mais atenta para não cometer aquele mesmo erro e ele se torna um aprendizado muito útil e valioso.

É por esse motivo que os erros devem ser encarados como uma forma de aprender efetivamente e não como algo menor, sem importância e que demonstra apenas as falhas.

Metacognição

O pensamento de “já sabe de tudo” e “ninguém trabalha mais que eu” são comuns e fazem com as pessoas se acomodem no lugar que estão.

Muitas sequer chegam a pensar no que ainda não sabem e muito menos no que estão fazendo. Esse tipo de reflexão precisa ser exercitado, pois é uma forma efetiva e essencial para melhorar o aprendizado.

É nesse ponto que a metacognição entra em ação. Segundo esse conceito, existem dois aspectos principais que são o planejamento e o monitoramento.

No planejamento serão postos os objetivos que se pretende alcançar e a forma que irá aprender para torná-los realidade.

Já o monitoramento visa trazer incertezas como, por exemplo, existe outra forma de aprender isso? É possível medir o quanto de avanço foi alcançado? Por que isso está sendo feito?

As habilidades metacognitivas podem ajudar qualquer pessoa a alcançar um nível mais alto, pois ela nunca estará satisfeita com as respostas que já tem. Essa busca constante por mais respostas e encontrar outras formas de fazer a mesma coisa são essenciais para aprender de forma efetiva.

O poder de esquecer

Geralmente, 50% daquilo que foi aprendido é esquecido após 24 horas e isso é totalmente normal. Aliás, segundo pesquisas realizadas, esse esquecimento acaba ajudando no processo de aprendizado.

A razão para isso é bem simples: quando algo é esquecido o cérebro é forçado a se lembrar e isso faz com que a informação seja retida por mais tempo. Isso faz com que o ato de aprender de forma efetiva se torne real e totalmente possível.

Concluindo…

Aprender de forma efetiva é uma tarefa que muitos buscam e que pode ser treinada no dia a dia. Alguns pontos acabam colaborando para isso, como o esquecimento que faz com que o cérebro seja forçado a se lembrar e, consequentemente, a reter aquela informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.