Categorias
Desenvolvimento Pessoal

Como ter um currículo impossível de ser ignorado

Quem está buscando emprego sabe o quanto é difícil destacar-se entre tantos candidatos nos processos seletivos. 

Mas a maneira que o seu currículo é escrito e as informações contidas nele influenciam diretamente em você ser selecionado ou não na triagem realizada pelo recrutador. 

Por esse motivo, neste artigo, vamos te mostrar no que você deve prestar atenção para montar um currículo impossível de ser ignorado.

Seu currículo precisa ser objetivo

Não esqueça de nenhuma informação relevante, mas corte tudo que não for essencial ao cargo desejado. 

Mas o que é essencial? Veja algumas informações que não podem faltar. 

  • Suas informações pessoais — seu nome e informações de contato, como e-mail, telefone e LinkedIn;
  • Formação profissional — graduação, pós-graduação, entre outros;
  • Experiências — últimas experiências profissionais relevantes para o cargo;
  • Habilidades — podem ser habilidades em trabalhar com ferramentas ou programas específicos, conhecimentos em outras línguas, etc.;
  • Informações complementares — cursos de curta e média duração realizados na área, por exemplo. 

Lembre-se, seu documento deve conter no máximo uma página. Além disso, todas as informações contidas nele devem estar relacionadas ao nicho que você quer atuar e ao cargo almejado. Sendo assim, quanto mais personalizadas as suas informações estiverem, melhor.

Precisa ter um bom objetivo profissional

Reflita qual é o seu principal objetivo no cargo em questão e escreva para ele de maneira personalizada e bem específica. E não esqueça que seu objetivo precisa ser claro e curto, então vá direto ao ponto. 

Deve conter palavras-chave 

Cada vez mais, as empresas utilizam softwares para buscar currículos de maneira automatizada. Elas fazem isso através de sistemas configurados com filtros e termos-chave relacionados ao que elas procuram no perfil dos candidatos. 

Por isso, ao aplicar para um cargo, leia com atenção a descrição da vaga e selecione os termos mais importantes relacionados aos conhecimentos necessários, habilidades, formação, entre outros.

Por fim, insira no texto do seu currículo, de maneira estratégica e sem exageros, os termos mais utilizados na sua área de atuação profissional e as palavras-chave que você selecionou.

Utilizando essa técnica, seu currículo será encontrado com mais facilidade pelo recrutador. 

Não deve conter erros ortográficos 

Isso pode tirar muitos pontos seus com o recrutador. Então revise seu documento várias vezes ou peça para outra pessoa conferi-lo para você, e garanta que ele não tenha erros. 

Não deve conter informações falsas 

Seja honesto com a empresa que está contratando. Se algum conhecimento ou habilidade é solicitado, com certeza ele é importante para o desenvolvimento das atividades e dia a dia na empresa, por isso, prefira sempre ressaltar as qualidades que você realmente possui. 

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Conta pra gente! 

Também faça parte da nossa comunidade! Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube. Por lá, sempre divulgamos dicas valiosas que te impulsionam no mercado de trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.