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Desenvolvimento Pessoal

Como ser um bom líder?

O bom líder motiva, inspira e influência a sua equipe a buscar o melhor, sempre! Age com propósito, tem foco e resiliência. Você vai lembrar dos antigos ‘chefes’ que baseavam sua condução na autocracia sem levar em consideração a opinião dos seus colaboradores.

Ser um bom líder é fazer diferença na vida dos outros, é ajudá-los a atingirem seus objetivos e a terem realização no trabalho. Pense seriamente nisso!

Afinal, gerir pessoas é manter a energia do time em alta não é tarefa fácil. Por isso, listei algumas características em comum de líderes de sucesso que já tive o prazer de conhecer.

Tem inteligência emocional

Essa característica é fundamental. Atualmente, o mercado exige que o profissional saiba manter o equilíbrio das emoções e gerenciar os sentimentos frente às diversidades, tanto os seus quanto dos outros. Sendo assim, o líder que domina esse feito consegue manter um ambiente de trabalho saudável e passa por crises com um bom desempenho.

Tem empatia

O trabalho do líder é gerir pessoas, por isso é essencial entendê-las. E lembre-se: nem todas sentem, agem e compreendem da mesma forma. Por isso, a meu ver, a segunda característica que constrói um bom líder é ser compreensível, saber ouvir seus liderados e acima de tudo, se colocar no lugar do outro.

Sabe dar e receber feedbacks

Saber ouvir é uma arte que poucos dominam. Um líder de sucesso deixa seu lado humano a mostra, pois compreende que assim a sua equipe se torna mais próxima e confiante na hora de expor suas opiniões. Além disso, ele sabe lidar com críticas construtivas, pois entende que esse é o caminho para a evolução profissional e pessoal. Por fim, não menos importante, o líder de sucesso sabe dar feedbacks construtivos que visam o bem-estar do colaborador e da equipe.

Decide baseado em dados

Um bom líder não age com achismo, mas sim com capacidade analítica e com a inteligência de mercado. Suas decisões são baseadas em estatísticas, sempre visando diminuir os riscos da empresa e possíveis prejuízos.

Sabe resolver conflitos

Ser líder é saber resolver conflitos de forma pacífica e diplomática, seja entre a equipe ou clientes. Essa é uma característica fundamental para quem faz a gestão de pessoas.

Sabe se comunicar

Você lida com pessoas? Então é essencial saber se comunicar! E a sua comunicação precisa transmitir clareza, pois é com ela que você irá garantir o bem-estar do ambiente e motivar a sua equipe quando for preciso. Por outro lado, ter uma boa comunicação inspira confiança no que é dito.

É curioso

Eu diria até que todo profissional deveria ser curioso, mas esse papo é para outro texto. No caso dos líderes, ser curioso é algo que te motiva a aprender. Isso faz com que a bagagem cultural seja extensa, mas mais que isso. Um líder curioso está de olho nas tendências, ou seja, está presente em eventos, palestras, congressos e até mesmo nas conversas no horário de almoço. O networking está em constante crescimento.

Finalizo minhas considerações com esse pensamento:

“Um bom líder deve ser duro com o problema e suave com a pessoa!”

Concorda com as características que citei aqui? Tem alguma outra que acredita ser pertinente? Deixa nos comentários e vamos debater esse tema juntos!

Abraços.

Marcelo de Abreu
CEO do BNE e Vice-Presidente da Employer

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