Categorias
Desenvolvimento Pessoal

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

O momento da entrevista é o mais aguardado de todos, não é mesmo?Afinal de contas, você preparou com todo cuidado e atenção o seu currículo e buscou vagas que mais se encaixassem com o seu perfil. E então, finalmente, foi chamado para a entrevista!

Só o fato de você ter sido chamado já é um ótimo sinal, pois dentre os vários currículos recebidos a empresa selecionou candidatos com maiores chances de serem contratados!

Porém, até o momento da contratação, existe este importante momento a ser vencido: a entrevista gera medo e insegurança na maioria dos candidatos.

Mas não precisa ser assim! 

Com preparo e entendimento de alguns pontos fundamentais você terá mais segurança para arrasar na entrevista e conquistar o emprego dos seus sonhos!

Confira algumas dicas!

1) Pesquise sobre a empresa 

Você, provavelmente, já fez isso antes de se candidatar a vaga, mas agora essa pesquisa deve ser feita de maneira mais estratégica. 

Como? 

Entendendo um pouco mais sobre o setor em que a empresa atua, quais os desafios que ela enfrenta e as oportunidades do mercado. 

 2) Conheça a vaga e o perfil buscado para preenchê-la

Na mesma linha da pesquisa sobre a empresa é fundamental estudar sobre a vaga que você se candidatou.

Sabendo informações sobre a empresa você irá entender os porquês da vaga ter surgido e qual o perfil de funcionário esperado para solucionar determinada situação. 

3) Ouça atentamente

No momento da entrevista ouça o que o profissional que irá te entrevistar diz. São essas informações que irão te ajudar a entender melhor as necessidades e problemas da empresa. 

4) Atenção para os detalhes

Em uma entrevista, os detalhes são fundamentais. Preste atenção na sua linguagem, tanto verbal quanto não verbal.

Linguagem verbal

Como você se comunica e coloca suas ideias e fala sobre suas características e experiências. Evite gírias. Não precisa falar super formal, mas entenda que você está sendo avaliado em todos os detalhes.

Linguagem não verbal

Gestos e postura. Você prefere conversar com uma pessoa de braços cruzados e cabeça baixa ou com uma pessoa que sorri e olha nos olhos?

Provavelmente a segunda opção, não é? 

Esses detalhes ajudam a mostrar sua segurança e receptividade com o empregador e demonstra atenção ao que está sendo conversado na entrevista. 

5) Horário e celular

Chegar com antecedência para falar com a pessoa que irá te entrevistar demonstra seu interesse e respeito com o tempo daquele profissional. Isso conta pontos, e muito, para sua avaliação!

Além disso, desligue seu celular ou deixe no silencioso. No momento da entrevista você deverá estar 100% disponível e focado. 

Estas são algumas dicas especiais para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.