[ editar artigo]

Se reinventar profissionalmente na pandemia

Se reinventar profissionalmente na pandemia

Com o avanço da pandemia em dimensão global, o mercado de trabalho se viu extremamente afetado em muitos quesitos. Com isso, não só o olhar das pessoas sobre si mesmas começou a mudar, mas o olhar das empresas sobre seus funcionários e valores também mudou. Atitudes mais empáticas e processos seletivos mais compreensivos com a realidade de cada indivíduo são grandes apostas para futuras contratações de empreiteiras.  

Esse processo de se reinventar das empresas tem relação direta com os futuros candidatos às vagas que serão e já estão sendo ofertadas. Visto que, com tantas mudanças na estrutura das empresas, não é de se estranhar que as demandas de habilidades dos funcionários também mudem, requerendo uma capacitação e aprimoramentos para exercer suas funções. O mesmo se aplica aos candidatos que estão ingressando ou buscando recolocação no mercado de trabalho.  

 

Conhecer a si mesmo  

Apesar de o momento vigente ser negativo, ele proporcionou às pessoas um momento para olharem para si mesmas e de conhecerem verdadeiramente. Muitos funcionários ingressam no mercado exercendo funções que se quer tem certeza se é aquela área de trabalho que realmente se interessa, o que desencadeia uma certa frustração e leva o indivíduo a exercer seu cargo com uma produção de baixa qualidade.  

Portanto, ao tirar esse tempo para conhecer a si mesmo, seus interesses, gostos e habilidades, o candidato aprende a rever seus objetivos e estabelecer suas metas de maneira mais assertiva.  

Algumas pessoas durante esse momento descobrem novos hobbies que eventualmente se tornam um meio de investimento. A abertura de pequenos negócios online, como lojas de roupas, acessórios, artesanato, sapatos, ou até mesmo restaurantes delivery nas redes sociais, tem sido uma crescente e um claro exemplo de como as pessoas estão usando da sua criatividade para gerar renda extra.  

 

De atenção ao seu tempo  

Apesar do financeiro ser uma preocupação constante na realidade brasileira, assim como a carreira profissional, é sempre importante lembrar que uma superprodução num momento tão delicado como agora, é loucura.  

Reservar um tempo para si com momentos de lazer e descanso é essencial para a saúde mental e do corpo. O desempenho profissional está intrinsecamente ligado ao bem estar dos funcionários, por isso, é crucial reconhecer que cada um tem seu tempo e seu processo tanto de adaptação como de produtividade.  

Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
Celso J. R. Rodrigues
Celso J. R. Rodrigues Seguir

Sou entusiasta de inovação e apaixonado pelo mundo digital. Com 18 anos de experiência em tecnologia da informação, ajudei a implementar soluções na nuvem como SaaS em produtos digitais para trazer mais simplicidade aos processos e ao negócio.

Ler conteúdo completo
Indicados para você