[ editar artigo]

Propósito de carreira: como descobrir o seu?

Propósito de carreira: como descobrir o seu?

É comum que a grande maioria das pessoas ao ingressarem ou tentarem se recolocar no mercado de trabalho se questionem se a carreira que escolheram é realmente certa, se é o que realmente desejam para a vida profissional. Mas o principal culpado por instaurar essas dúvidas e inseguranças é o fato de as pessoas não possuírem autoconhecimento necessário para tomar decisões.  

O meu currículo me define? 

Primeiro, tenha em mente que, apesar do currículo ser muito relevante e ter um peso grande na vida profissional, você não pode ser definido apenas por ele. É importante ter uma base de currículo estruturada e com bom conteúdo, mas seu plano de carreira não pode se apoiar exclusivamente nele.  

Por isso, para ter uma definição profissional adequada, se vê necessário antes, fazer uma reflexão sobre seus próprios valores e habilidades.  

O que te motiva?  

Falar de autoconhecimento é falar dos motivadores que te levam a ter interesse por determinado assunto ou determinada área. Refletir sobre eles é analisar e pontuar quais são seus: 

  • valores 

  • crenças 

  • habilidades 

  • talentos  

Esses fatores são o início para começar a se aprofundar sobre suas inclinações e preferências.  

Não esqueça também de analisar quais são seus pontos fortes e de destaque, mas também os fracos em que possui mais dificuldade. Dessa maneira, você consegue também estabelecer um perfil de comportamento refletindo sobre como reage a determinadas situações, como nervosismo, de muita pressão ou de raciocínio rápido.  

Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
BNE - Banco Nacional do Emprego
BNE - Banco Nacional do Emprego Seguir

Encontre um emprego entre mais de 527.418 vagas! Somos o maior banco de vagas e currículos do Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você