[ editar artigo]

Fuja de erros na hora de fazer o currículo!

Fuja de erros na hora de fazer o currículo!

 

O que não colocar no currículo?  

Um currículo claro e organizado é o ponto de partida na jornada para conquistar o cargo no mercado de trabalho que o candidato tanto deseja. No entanto, alguns erros comuns, como excessos de informações ou a falta delas, podem desestruturar a composição do documento e até mesmo custar sua vaga no processo seletivo.  

Pensando nisso, os tópicos seguintes visam pontuar quais são os erros que devem ser evitados e como consertá-los na hora de montar seu currículo. 

Precisa colocar foto no currículo? 

A foto pode vir a ser requisitada para algumas vagas, com isso, muitos candidatos cometem o terrível erro de atribuir ao currículo uma foto que tirou numa viagem, ou com o animal de estimação, numa festa, com a família, amigos, ou seja, uma foto totalmente informal. Esse é um erro gravíssimo, pois o currículo é um documento totalmente formal de apresentação, que irá passar a primeira impressão sobre você para o recrutador, logo, a foto assim como todo o documento precisa ser formal e profissional. Portanto, opte por utilizar a clássica foto 3x4 de perfil, garantindo uma aparência profissional. Caso não seja solicitada, não é preciso se preocupar com isso.  

Precisa colocar título no currículo? 

É comum que algumas pessoas insiram o título “curriculum vitae” no documento, no entanto é totalmente antiquado. O currículo não necessita de título, a formatação correta deve apresentar logo no início nome completo do candidato em destaque, passando uma apresentação correta, atrativa e profissional do documento. 

Precisa colocar endereço completo, RG e CPF? 

Outra falta que os candidatos cometem na hora de montar o currículo é adicionar o endereço completo, incluindo bairro, nome da rua e número da casa, quando na verdade o correto é ser composto apenas por bairro, cidade e estado. O mesmo vale para o CPF e RG, eles não são necessários no documento, só serão requeridos quando o candidato já estiver no processo de contratação. 

O que não colocar nos objetivos  

O principal erro cometido na hora de escrever os objetivos é o candidato colocar informações desnecessárias, utilizando frases de efeito apenas para dar a sensação de quantidade no tópico. Como por exemplo:  

“Meu objetivo é desempenhar minhas funções na empresa com dedicação e responsabilidade, de maneira que possa contribuir com o futuro da empresa” 

Esse é um exemplo clássico que deve ser evitado, pois é muito subjetivo e vago.  

O objetivo deve ser direto e sucinto, nele você deve inserir apenas a área ou função que deseja trabalhar, assim você transpassa clareza para o recrutador sobre suas intenções e metas. 

Precisa colocar competências comportamentais no currículo? 

A resposta para esse tópico é logo de cara um: não!  

Suas qualidades e comportamentos são descartáveis no currículo pois elas serão abordadas na etapa seguinte que seria a entrevista, onde os recrutadores vão ter o interesse de te conhecer como pessoas, mas o currículo serve para eles conhecerem suas habilidades profissionais e acadêmicas, e é esse o foco que o documento deve ter.

 

Aprenda mais dicas como essa acessando nosso canal no YOUTUBE.

Clique AQUI

Comunidade UEMP - Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
BNE - Banco Nacional do Emprego
BNE - Banco Nacional do Emprego Seguir

Encontre um emprego entre mais de 527.418 vagas! Somos o maior banco de vagas e currículos do Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você