[ editar artigo]

Estou fazendo meu currículo de primeiro emprego, e agora?

Estou fazendo meu currículo de primeiro emprego, e agora?

 

O que colocar no currículo do primeiro emprego? 

A maioria dos candidatos quando estão ingressando no mercado de trabalho tendem a se apavorar por não terem experiência profissional para acrescentar no currículo. No entanto, há muitos fatores que contribuem tanto quanto para a seleção e contratação do candidato. 

Abaixo, estão alguns tópicos que irão orientar sobre como montar seu currículo de primeiro emprego de maneira atrativa para as empresas.  

Experiência acadêmica  

Uma das maneiras de incrementar seu currículo de maneira interessante, é inserir trabalhos acadêmicos, palestras, eventos, sejam eles do colégio ou faculdade, que tenham acrescentado para suas habilidades e agregam seu valor profissional.  

Cursos 

Assim como a experiência acadêmica, todo tipo de curso que incrementou seu conhecimento profissional e te proporcionou capacitação de suas aptidões, devem ser mencionados no currículo pois expande seu portfólio e brilha aos olhos do recrutador. Os cursos são um ponto chave para os iniciantes na vida profissional, pois proporcionam uma base curricular maior. 

Objetivos 

Nos objetivos, além de citar as funções que pretende ocupar e o trabalho que deseja desempenhar, o candidato pode citar brevemente suas metas para o futuro. No caso de estar no ensino médio, mencionar a faculdade ou curso que pretende ingressar, o ramo que pretende trabalhar, tornando suas pretensões mais extensas. 

Investir em cursos 

Mas o que fazer se eu não possuo nenhum curso ou trabalho extracurricular?  

Nesse caso, nunca é tarde para incrementar sua grade curricular, aproveite o tempo da quarentena devido a pandemia global e invista em cursos voltados para o aperfeiçoamento profissional.  

Mas minha condição econômica não permite que eu faça um investimento financeiro. 

O BNE em parceria com a UEMP está disponibilizando conteúdo digital voltado para a capacitação profissional de maneira 100% gratuita, com especialistas altamente qualificados e um material de primeira. Você recebe um certificado e atribui ao seu currículo cada vez mais peso de conteúdo.  

Buscar vagas voltadas para menor/jovem aprendiz 

Por último, mas não menos importante, comece direcionando seu currículo para vagas as quais são voltadas para o seu perfil, ou seja, vagas de menor ou jovem aprendiz. Esses programas são voltados para os candidatos que estão ingressando no mercado de trabalho e os priorizam, visando inseri-los numa vida profissional de qualidade dentro de suas empresas.  

Comunidade UEMP - Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
BNE - Banco Nacional do Emprego
BNE - Banco Nacional do Emprego Seguir

Encontre um emprego entre mais de 527.418 vagas! Somos o maior banco de vagas e currículos do Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você