[ editar artigo]

Controle emocional e foco para a vida profissional

Controle emocional e foco para a vida profissional

Atuar no mercado de trabalho exige muito profissionalismo e controle emocional. É preciso saber trabalhar as próprias emoções, aplicá-las de maneira efetiva e vantajosa nas funções exercidas na profissão, pois demonstrar emoção, principalmente quando se trabalha com o público, é essencial para fazer esse contato profissional mais humano.  

A importância do contato  

A inteligência emocional do candidato e do funcionário se mostra através da necessidade de comunicação interpessoal como uma habilidade fundamental no ramo profissional. Também se aplica ao trabalho com a oratória e necessidade de falar em público.  

Outro ponto que o controle emocional auxilia é na gestão de conflitos, mostrando uma etiqueta profissional e levando o funcionário a ter destaque na vida profissional.  

Como ter mais controle emocional? 

O treino de foco e atenção são a chave para desenvolver melhor a inteligência emocional, assim como um bom acompanhamento psicológico também. Busque sempre estar atento ao modo como reage a situações complexas e aos problemas para aos poucos se corrigir.  

Investir em áreas de seu interesse e explorá-las, podem ser uma boa saída para espraiar a mente e ao mesmo tempo contribuir para suas habilidades, como por exemplo, investir em formação acadêmica ou até mesmo aprender um novo idioma. Esses fatores serão diferenciais que darão destaque tanto no currículo quanto na jornada profissional num todo. Mas não esqueça, a cada conclusão de cursos ou novos aperfeiçoamentos, procure sempre manter seu currículo atualizado! 

Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
BNE - Banco Nacional do Emprego
BNE - Banco Nacional do Emprego Seguir

Encontre um emprego entre mais de 527.418 vagas! Somos o maior banco de vagas e currículos do Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você