[ editar artigo]

Como se sair bem na entrevista do primeiro emprego

Como se sair bem na entrevista do primeiro emprego

É minha primeira entrevista de emprego? E agora? 

Calma, a entrevista pode parecer um “bicho de sete cabeças”, mas é um processo que apenas requer preparo, orientação e autoconfiança da parte do candidato.  

O que vestir numa entrevista de primeiro emprego? 

Opte por roupas equilibradas que não apelem para o muito formal, mas que não sejam informais. A aparência é um ponto importante, pois é a primeira impressão que os entrevistadores têm do candidato.  

Peças como calça jeans de cor única, camisa social ou camisa polo, são boas escolhas. 

O que falar na entrevista de primeiro emprego?  

Ao se apresentar para o entrevistador, fique atento a sua fala. Nada de usar gírias ou linguagem muito informal como se estivesse falando com um amigo próximo. Mas também não é preciso usar uma linguagem toda rebuscada, aja naturalmente e com respeito. Demonstre seriedade e profissionalismo com o processo, educação é uma virtude que toda empresa preza em seus funcionários.  

 O que falar sobre minhas experiências?  

Citar as experiências profissionais é um ponto indispensável na hora da entrevista, porém, estamos lidando com entrevista de primeiro emprego. Logo, presume-se que o candidato ainda não tenha experiência profissional.  

Mas calma, sem desespero. Nesse caso, o candidato irá citar suas experiências acadêmicas, trabalhos extracurriculares, palestras, eventos e projetos que tenham a ver com a vaga e que agreguem para os requisitos que estão sendo pedidos. Cursos e derivados também são indispensáveis na hora de comentar! 

O que mais falar na entrevista?  

  • Estude a empresa antes da entrevista, saiba quais são suas visões e valores, os produtos e o público alvo, assim você demonstra verdadeiro interesse em querer fazer parte da equipe.  

  • Saiba seus pontos fortes e de melhoria, pontue especialmente suas qualidades  

  • Seja você mesmo, aja com naturalidade 

  • E por último, treino! Pratique suas falar sozinho, em frente ao espelho, faça gravações, o que se sentir mais à vontade. 

 

Comunidade UEMP - Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
BNE - Banco Nacional do Emprego
BNE - Banco Nacional do Emprego Seguir

Encontre um emprego entre mais de 527.418 vagas! Somos o maior banco de vagas e currículos do Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você