[ editar artigo]

Como se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego

Como se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego

A busca por uma vaga no mercado de trabalho e a participação em processos seletivos pode ser estressante e deixar o candidato com os nervos à flor da pele, seja por conta da ansiedade constante ou pelo nervosismo em excesso.  

De fato, o ingresso ou recolocação no mercado de trabalho pode ser complicado e conturbado, por esse motivo é preciso ter uma gestão emocional forte e resistente.  

 

Como fazer uma adequada gestão emocional? 

Para ter um melhor desempenho e desenvolver a inteligência emocional, antes de tudo é preciso ter autoconhecimento, conhecer seus pontos fortes e fracos, interesses e áreas de destaque. Para, dessa forma, planejar sua carreira de maneira segura e como consequência ficar mais confiante.  

Também é importante estar atento em como suas emoções te afetam e como você reage às diferentes situações do dia a dia. Não é possível controlar as emoções, elas são fluidas e emergem naturalmente na essência do ser humano, mas é possível ter uma maturidade emocional que possibilita a correção e controle de suas reações e atitudes em cada momento. 

 

Se conectar internamente e separar a realidade do imaginário  

O autoconhecimento é essencial não só para planejar toda a carreira, mas também para se conectar internamente. Muitas pessoas por não possuírem consciência de seus reais interesses e capacitação acabam por ingressar em profissões que, com o tempo, as deixarão desgastadas e infelizes. Cuidado psicológico e emocional é dar atenção a suas habilidades de destaque e respeitar seus próprios limites.  

Mantenha suas expectativas em um contexto real. Sonhar alto é bom, mas é preciso manter os pés no chão e perceber a sua própria realidade. De pouco adianta aspirar a grandes cargos e sucesso se não traçou todo um plano para atingir suas metas.  

Organização e preparo são os pilares para a jornada profissional. Por isso, em para começar seu planejamento, faça perguntas, quantas achar necessário e pesquise. Exemplos:  

 

  • A área de interesse é ampla no mercado? 

  • Eu tenho as habilidades que a área demanda?   

  • Em quais cursos irei investir? 

  • Qual o mercado e público alvo? 

  • Quais cargos preciso ter antes de atingir minha meta?  

  • Serei realmente feliz exercendo essa profissão?  

 

Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
Celso J. R. Rodrigues
Celso J. R. Rodrigues Seguir

Sou entusiasta de inovação e apaixonado pelo mundo digital. Com 18 anos de experiência em tecnologia da informação, ajudei a implementar soluções na nuvem como SaaS em produtos digitais para trazer mais simplicidade aos processos e ao negócio.

Ler conteúdo completo
Indicados para você