[ editar artigo]

Aprenda como criar um currículo de destaque e ser um diferencial

Aprenda como criar um currículo de destaque e ser um diferencial

Como criar um currículo de destaque? 

O currículo tem um papel essencial no processo seletivo, pois é através dele que ocorre o primeiro contato do candidato com a empresa. Um recrutador leva em média 6 segundos para cada perfil na hora da seleção dos currículos. Por isso, é de extrema importância o currículo estar organizado de maneira prática, com conteúdo que realmente agregue e garanta que seja selecionado para a próxima etapa do processo.  

Mas como criar um currículo que seja destaque aos olhos do selecionador? Quais são as informações principais? O que colocar e o que não colocar? A gente te explica os detalhes. 

O que colocar no currículo: Formatação  

Antes de acrescentar qualquer material no seu currículo, é preciso estar atento para a formatação. Afinal, a aparência do documento é tão importante quanto seu conteúdo. Por isso, escolha um layout limpo e simples.  

Não é necessário acrescentar o título "Currículo Vitae” ou “Currículo” seu próprio nome completo deve ser o título. Em seguida, seus dados pessoais e de contato. Depois, seus objetivos, formação acadêmica, experiência profissional e outras informações. A foto só deve ser adicionada se a vaga solicitar, nesse caso ela deve ser a clássica foto 3x4 de perfil formal. 

O que colocar no currículo: Dados de contato

Ao colocar a base das suas informações de contato, pequenos detalhes fazem toda a diferença. Aqui vão estar incluídos, email, telefone, endereço e data de nascimento.   

  • O email 

Nada de usar aquele endereço informal do cotidiano, como por exemplo “seunome_lindinha@gmail.com”, não! Opte por um email formal! Se não possuir, crie um apenas para essa finalidade, utilizando por exemplo “seunome.sobrenome@gmail.com”. Assim, demonstra profissionalismo e seriedade não só nos processos, mas em toda sua jornada de trabalho. 

  • telefone 

O número de telefone seja ele fixo ou móvel é indispensável ao montar o currículo, no entanto, uma grande parte das pessoas acaba esquecendo ou não sabe que é necessário atribuir junto com ao número o seu DDD.  

  • endereço 

CEP, número da casa e nome da rua são dispensáveis. O endereço deve ser sucinto, constar apenas seu bairro, a cidade e o estado onde mora. Informações mais detalhadas informações só serão pedidas depois da contratação. 

  • data de nascimento 

Uma maneira mais fácil e prática de sua data de nascimento estar sempre atualizada no currículo é escrevê-la por extenso, "dia/mês/ano". Pois se colocando apenas sua idade, a cada aniversário será preciso atualizar suas informações.  

O que colocar no currículo: Objetivo  

Escrever nos objetivos informações enroladas que só servem para dar visão de quantidade prejudica demais seu currículo, seja breve. Seus objetivos devem ser referentes a área que deseja trabalhar e a função que busca exercer, fale brevemente como pode contribuir para esses afazeres.  

O que colocar no currículo: Formação Acadêmica 

Na formação acadêmica não é necessário por todo seu histórico escolar. Se ainda estiver no ensino médio coloque o ano que está, o nome da instituição e quando irá concluir. Caso já tenha concluído, insira o ano de conclusão. O mesmo vale para faculdade e curso técnico. Se tiver outros títulos acadêmicos também é válido colocar. 

O que colocar no currículo: Experiência Profissional  

No caso de já ser atuante no mercado de trabalho, para descrever os cargos que já ocupou suas experiências profissionais devem conter:  

  • O nome da empresa  

  • Cargo  

  • Período que trabalhava  

  • dividir suas atribuições e funções que exercia em tópicos 

Caso já tenha tido mais de três experiências profissionais, não é necessário inserir todas, as últimas três mais recentes bastam. 

O que colocar no currículo: Idiomas e Informações Complementares 

Para finalizar seu currículo, insira os idiomas estrangeiros que sabe e qual seu nível de fluência. Para complemento, cite cursos que possuem diploma, participação em eventos, trabalhos acadêmicos e palestras. Mas lembre-se que todos precisam corresponder e agregar para a vaga a qual está se candidatando, se não serão apenas informações que irão poluir seu currículo. 

Quer saber mais?

Assista na íntegra nosso #webinar

 

Comunidade UEMP - Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
BNE - Banco Nacional do Emprego
BNE - Banco Nacional do Emprego Seguir

Encontre um emprego entre mais de 527.418 vagas! Somos o maior banco de vagas e currículos do Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você