[ editar artigo]

Agir no presente, pensar no futuro

Agir no presente, pensar no futuro

Procurando emprego na pandemia  

A pandemia do covid-19 impactou a vida das pessoas em escala global, e o mercado de trabalho não foi diferente, sendo uma das áreas mais afetadas. Muitas pessoas foram demitidas ou tiveram que se reinventar no modelo home office para conseguirem exercer suas funções. Em consequência disso, a procura por emprego na pandemia tem se tornado cada vez mais um desafio, tanto para aqueles que estão ingressando na vida profissional, quanto para aqueles que buscam uma recolocação no mercado. 

Apesar de os meios digitais terem sido a melhor saída para driblar as dificuldades desse momento, se adaptar a esse novo estilo de vida exigiu e exige das pessoas um desgaste psicológico que afeta diretamente suas carreiras profissionais. Ficar em casa trabalhando, estudando, conversando, fazendo tudo através de uma tela, está longe de ser algo saudável tanto física quanto mentalmente.  

Como agir nesse período de incerteza da pandemia  

Como podemos nos desenvolver durante um período de tanta escassez? O ponto principal, que apenas de muito fácil falar, difícil fazer, é ter muita resiliência. Aproveitar esse tempo mais “vago” e usar a criatividade para investir em suas próprias habilidades, que podem incrementar seu currículo e proporcionar uma evolução pessoal e profissional, aumentando suas chances para enfrentar o mercado de trabalho.  

Começar a olhar a partir de uma outra perspectiva, ver como uma oportunidade. Descobrir novos interesses, investir em cursos, participar de palestras e eventos online, mantendo assim, o currículo sempre atualizado. É crucial procurar olhar para si mesmo e para o seu potencial pensando em quais aspectos pode-se aprimorar e aperfeiçoar. Dessa maneira além de se ocupar e distrair os pensamentos, também proporciona uma melhoria em seu perfil profissional.  

Saúde mental na pandemia  

Saber lidar com as emoções, criar e evoluir mesmo num momento tão complicado é muito importante. Porém, se vê necessário ficar atento e tomar cuidado com o excesso de produção. Exercer suas funções com qualidade e de maneira efetiva está diretamente relacionado à saúde mental dos funcionários, ainda mais no contexto de pandemia, onde o psicológico de todos foi afetado.  

Logo, destinar o tempo para consultas psicológicas e cuidar de si mesmo é um pilar essencial na garantia de um bom desempenho na jornada profissional e também pessoal.  

Comunidade UEMP - Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
BNE - Banco Nacional do Emprego
BNE - Banco Nacional do Emprego Seguir

Encontre um emprego entre mais de 527.418 vagas! Somos o maior banco de vagas e currículos do Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você