[ editar artigo]

A importância da educação para a carreira

A importância da educação para a carreira

O ano de 2020 trouxe consigo diversas mudanças, entre elas, a principal foi o impacto da pandemia do Covid-19 que afetou a vida de toda a população mundial, tornando-se um dos acontecimentos mais marcantes da história.  

No Brasil, uma das áreas mais afetadas foi a economia e, consequentemente, o mercado de trabalho, apresentando um disparo em larga escala no aumento do desemprego e um cenário cada vez mais competitivo para conseguir ingressar ou buscar recolocação na carreira profissional. 

 

Desemprego na pandemia 

Falar de desemprego no Brasil não é um assunto novo, visto que o país já vem a muito tempo tentando driblar essa problemática. Além dos problemas sociais que enfrenta, existem muitos fatores que levam o desemprego a se tornar cada vez mais evidente na realidade do brasileiro, entre eles, um dos principais é a evasão escolar.  

A taxa de desemprego para as pessoas que interrompem o ensino básico se mostra muito mais alta do que para aquelas que o concluíram. Mesmo que em escala menor, isso vale para aqueles que interromperam a graduação e não ingressaram na universidade. Logo, a educação básica se vê essencial não só para a carreira profissional do indivíduo, também para todas as outras áreas de sua vida.  

Logo, com o impacto da pandemia, a taxa de desemprego se tornou ainda maior, afetando em principal os indivíduos com a graduação não concluída e tornando sua recolocação no mercado uma tarefa extremamente árdua de se competir.  

 

Cenário profissional cada vez mais competitivo  

Esse cenário cada vez mais competitivo se vê por conta das mudanças que já eram constantes num contexto pré-pandemia mas que se modificaram ainda mais rápido por uma necessidade do mercado em buscar meios de contornar as barreiras que o momento exige, como a suspensão do trabalho presencial e o distanciamento social para manter a segurança de todos.  

Em vista disso, o modelo de trabalho online a distância se tornou muito popular e uma saída para diversas empresas para conseguirem se manter em atividade e sair com poucos prejuízos. Logo, para se adequar às novas demandas de habilidades e conhecimentos, muitos funcionários buscaram aproveitar esse momento em casa para se aprimorar evoluindo suas aptidões.  

Portanto, é nesse quesito que, aproveitar o esse momento turbulento e buscar sempre incrementar o currículo de habilidades, estar preparado para o mercado, se vê essencial para garantir que o candidato consiga uma boa carreira profissional e planeje com estabilidade suas metas e objetivos na jornada trabalhista.  

Cursos livres rápidos de aperfeiçoamento profissional com certificado
Celso J. R. Rodrigues
Celso J. R. Rodrigues Seguir

Sou entusiasta de inovação e apaixonado pelo mundo digital. Com 18 anos de experiência em tecnologia da informação, ajudei a implementar soluções na nuvem como SaaS em produtos digitais para trazer mais simplicidade aos processos e ao negócio.

Ler conteúdo completo
Indicados para você